Fazer pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia, evitando ficar mais de três horas sem comer. Entre as refeições beba água, pelo menos 2 litros.
Incluir diariamente nas refeições seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, pães e alimentos feitos com farinha de trigo e milho), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/ macaxeira/aipim. Dê preferência aos alimentos na sua forma mais natural, pois além de serem fontes de carboidratos, são boas fontes de fibras, vitaminas e minerais.
Consumir diariamente, se possível, pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
Comer feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana.
Três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação, tornando esses alimentos mais saudáveis.
Consumir, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atenta aos rótulos dos alimentos e prefira aqueles com livres de gorduras trans.
Diminuir a quantidade de sal na comida
Para evitar a anemia, consumir diariamente alimentos fontes de ferro como: carnes, vísceras, feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, folhas verde-escuras, grãos integrais, castanhas e outros.Consuma junto desses alimentos aqueles fontes de vitamina C como: acerola, laranja, caju, limão e outros.
Refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos recheados e outras guloseimas no seu dia- a- dia.
Alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
Alimentos gordurosos e frituras em geral
Doces e guloseimas em excesso
Bebidas alcoólicas
Camarões e frutos do mar, carnes cruas ou mal passadas, sushis e sashimi.
Cafeína, chás verde, branco, preto, mate e canela.