Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. - Gálatas 6.7-9
Talvez o obstáculo mais comum aos cristãos, quando entram no lugar secreto, seja sentirem-se como se estivessem “perdendo tempo”, imaginando que seu período de oração e meditação não resultará em nada. É uma grande tentação, nesses momentos em que nos sentimos impotentes, a vontade de ir fazer outra coisa qualquer com um dar de ombros que significa: “Bem, talvez amanhã eu me sinta melhor”.
Algumas pessoas ficam tão desmotivadas com esses sentimentos de ineficácia que passam a ser negligentes. Espero que o segredo deste capítulo ajude você a voltar para os trilhos!
Veja um segredo maravilhoso contido em Gálatas 6: Quando você semeia no Espírito ao dedicar tempo ao lugar secreto, certamente colherá vida no Espírito. Geralmente aplicamos este texto à contribuição financeira, mas isso se aplica igualmente à busca de Deus em meditação para ouvi-lo. É impossível semear no Espírito sem ter uma colheita correspondente.
Quando falo de semear, falo no sentido de dedicar tempo ao lugar secreto. Estou falando em estabelecer padrões e hábitos que permitam passar, diariamente, um tempo significativo com Deus no lugar secreto. Esse tipo de semeadura inevitavelmente produzirá uma colheita em sua caminhada com Ele. Isso mudará você e, por sua vez, começará a afetar todos a sua volta.
Este segredo me sustentou em momentos quando estava muito tentado a desistir da intensidade de minha busca por Deus. Quando eu me retiro para jejuar, por exemplo, geralmente sou tentado com o sentimento de que meu jejum não está fazendo nenhum efeito no espírito.
Exatamente quando sou tentado a desistir, eu me lembro que se continuar semeando, um dia colherei. Eu tiro meu foco das frustrações atuais e volto minha confiança para a Palavra de Deus de que colherei a minha semeadura, em tempo, se perseverar. Eu sempre vivencio o segredo deste capítulo.
Muitas vezes eu acreditei que o período que tinha dedicado ao lugar secreto havia sido monótono e sem ocorrências especiais. Mas minha perspectiva posterior comprovou que, na verdade, tinha resultado num poderoso tempo com Deus. Descobri, então, que o real impacto do lugar secreto, geralmente, só fica evidente depois.
Vivemos em uma cultura que avalia suas prioridades com base em resultados imediatos. As vozes do mundo estão exigindo produção. Agora! A corrida para produzir pode nos roubar o investimento de tempo adequado no lugar secreto. Nós não devemos avaliar nosso progresso espiritual com base em quantos projetos realizamos ou prazos que cumprimos hoje.
Nossa vida devocional com Deus é mais parecida com o plantio de um jardim. Quando acabamos de semear no lugar secreto, não somos capazes de apontar para os resultados ou benefícios imediatos. O que plantarmos hoje exigirá uma estação inteira de crescimento antes de os resultados serem manifestos.
Semear geralmente é considerada uma atividade extremamente comum, chata e servil. Raramente os benefícios da semeadura são vistos imediatamente. Geralmente, leva um tempo antes de os benefícios da semeadura começarem a se tornar evidentes. A colheita espiritual autêntica raramente é instantânea. O crente sábio que compreende isso se dedicará arduamente à semeadura, sabendo que no momento certo colherá, se não desviar seu coração. “Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo” (Pv 12.11).
Para fazer uma colheita, você deverá ainda preparar o solo de seu coração e depois implantar a Palavra de Deus nele. A Palavra de Deus é uma poderosa semente que, por fim, produzirá uma poderosa colheita, se o solo de nossos corações estiver com boa terra.
Cada momento que você passa no lugar secreto é um investimento. Você está aplicando em realidades eternas. Deus faz notações de suas obras e considera como honrará a sua dedicação. E as sementes que estão sendo plantadas em seu coração produzirão uma colheita nele mesmo - se você continuar a perseverar na fé e no amor.
Portanto, faça qualquer coisa, mas não desista! Quando você se sentir ineficaz, persista e invista ainda mais. A palavra que está sendo semeada em seu coração hoje irá germinar, brotar, criar raízes no subsolo e ramos acima do solo, e produzirá frutos.
Atente para o segredo: aquele que semear certamente colherá!