Jejum
Oração(19h - 20h) - Residência da Pra. Nelma Moraes.
Ensaio para o Ministério de Louvor(20h - 21:30h).
Mutirão de limpeza da igreja(8h - 12h).
Jejum
Escola de Discípulos(8h - 10h)
Culto da Família(18h - 20:30h)
“Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal” (Joel 2.12,13).
Pelas famílias.
Pela Amanda e Larissa que estão fazendo o Seminário Palavra da Vida.
Pela liderança para que sejam cheios do Espírito Santo e possam desenvolver com sabedoria os projetos da igreja.
Pelo Ministério Infantil.
Pelo Ministério com Jovens.
Pelos trabalhos de visita.
Escola de Discípulos.
Pela Jornada Missionária para Portel(Julho).
Pelos trabalhos de evangelização:
#Projeto Venha a Nós o Teu Reino.
#Projeto Louvor Saudade nas Ruas.
#Amor em Ação.
Retiro Inconformados - Voltando a Essência(20 à 22 de abri).
Próxima edição em Belém-PA(13ª edição).
Pelas Cabanas no Brasil.
Pela Jornada Missionária liderada pelo pastor Elismar em maio.
Avivamento.
Unidade.
Missão.
Igreja perseguida.
Pelos Missionários que estão em Cabo Verde - África:
- Missionários Jackson, Cristiane e Evely(Responsáveis pelo trabalho no local);
- Missionários Kátia, Mariane e Igor (cooperadores);
- Weliton e Priscila(Marituba-PA) que estão em treinamento na Missão Kairós em São Paulo para dar apoio ao trabalho missionário na África.
Avivamento.
Governantes.
Pela direção.
Pelos professores.
Pelos alunos.
Pelos Mantenedores dos alunos.
O Livro de Atos é o único livro histórico do Novo Testamento e serve como elo entre os quatro Evangelhos e as treze cartas de Paulo. Se não fosse esse livro histórico, quando você começasse a ler as cartas de Paulo, perguntaria: “quem é esse apóstolo chamado Paulo? Não vi nada sobre ele nos Evangelhos!”. Sem esse livro que vamos estudar, estaria faltando um importante elo no Novo Testamento.
Os primeiros cinco livros do Novo Testamento poderiam ser considerados históricos. Na verdade os quatro evangelhos, além de serem biografias inspiradas de Jesus, são também históricos. Entretanto o Livro de Atos se distingue dos Evangelhos porque relata a história da igreja no Novo Testamento.
Este é o início do Livro de Atos: “Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até o dia em que, depois de haver dado mandamento por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas” (Atos 1:1-2).
A partir desses versículos temos conhecimento de que o autor do Livro de Atos é o mesmo que escreveu o Evangelho de Lucas e que ambos foram endereçados à mesma pessoa, a Teófilo, cujo nome significa “aquele que ama a Deus”. Com certeza o escritor Lucas achou importante que esse homem Teófilo tivesse conhecimento desses dois importantes documentos.
No Livro de Atos, Lucas dá continuidade ao relato que iniciou com o Evangelho que tem o seu nome. Lucas afirmou no seu Evangelho que faria um relato histórico e preciso de tudo o que Jesus fez até Sua ascensão. Entretanto ele informa, que depois de Sua ascensão, Jesus continuou os Seus feitos, e os seus ensinos através dos apóstolos. Por esta razão várias versões da Bíblia intitulam esse livro de “Os Atos dos Apóstolos”.
Depois de compreendermos a importância do dia de Pentecostes talvez pudéssemos considerar que o título “Os Atos do Espírito Santo através dos Apóstolos” fosse mais apropriado para esse livro. Mas como o Apóstolo Pedro atribui todos os sinais e maravilhas do Pentecostes ao Cristo Ressurreto, ainda outro título, “Os Atos do Cristo Ressurreto Através dos Apóstolos” lhe fosse apropriado (2:32-33).
Observe que o Livro de Atos não tem um final. Sua narrativa simplesmente pára no capítulo 28. Alguns estudiosos acreditam que Lucas tenha sido preso, e por isso não pode concluir o seu livro. Outros acreditam que o livro não termina porque ele conta a história da igreja e essa história ainda está sendo escrita.
Como o Livro de Atos é histórico, você deve fazer a mesma abordagem que fez quando estudou os doze livros históricos do Velho Testamento. Sobre a História dos Hebreus Paulo escreveu: “Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado” (I Coríntios 10:11). Por isso procure os exemplos e as advertências do Livro de Atos.
Na leitura desse livro histórico, procure descobrir qual o propósito da igreja. Nos últimos dias que Jesus passou com os apóstolos instituiu a chamada “Grande Comissão” que está registrada no final de cada um dos Evangelhos. De acordo com Mateus, essas foram as últimas palavras de Jesus para os discípulos: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mateus 28:18-20). O livro histórico do Novo Testamento inicia como terminam os Evangelhos, ou seja, com a Grande Comissão. A Grande Comissão possui uma ordem e esta é “fazer discípulos”. Essa ordem imperativa de Jesus cumpre-se à medida que quatro ações acontecem com os verbos no modo gerúndio: indo, pregando, batizando e ensinando. É exatamente isso o que o Livro de Atos descreve. Os apóstolos fizeram discípulos indo, pregando, batizando e ensinando. Desde o seu começo, a Igreja teve como propósito a Grande Comissão, que é o “tratado da igreja”. Como qualquer outra organização, a igreja deve cumprir os termos desse tratado para que não deixe de existir.
O primeiro versículo deste livro informa que antes de ascender ao céu, Jesus deixou os mandamentos para os apóstolos. Além da Grande Comissão, Jesus também ordenou que eles esperassem a promessa do Pai (cf. Atos 1:4-5). Na Última Ceia Jesus prometeu que mandaria o Espírito Santo e agora, ordenou que eles aguardassem, e só dessem o primeiro passo em obediência à Grande Comissão, depois que a promessa fosse cumprida.
As Escrituras têm muito que nos dizer sobre esperar no Senhor. Um dos meus sermões preferidos é o que Isaías pregou sobre esperar no Senhor: “mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaías 40:31).
Quando Isaías disse ao povo de Deus para comportar-se como uma águia, ele estava ensinando uma importante lição sobre fé. Há momentos em que as águias não voa m. Quando uma águia vê que se aproxima uma tempestade, ela fica sentada sobre seu ninho por várias horas, esperando o momento de maior velocidade dos ventos, quando então ela salta num vôo de aproximadamente cinco metros acima do seu ninho, abrindo as asas e encontrando naqueles ventos fortes, a aerodinâmica necessária para voar acima da tempestade.
Quando lemos o primeiro capítulo de Atos temos essa visão da igreja como uma águia, esperando no seu ninho pelo forte vento do Espírito Santo que veio no dia do Pentecostes. No segundo capítulo, observamos a águia saltando do ninho, confiando na força do vento para conseguir a aerodinâmica e voar acima das adversidades.