Quais Motivos de Oração a Deus Devemos Ter?

19 de abril de 2024

Muitas pessoas buscam saber quais motivos de oração a Deus devem ser os principais para os crentes. De fato, saber pelo que devemos orar é algo muito importante, uma vez que compreendemos que a oração é o instrumento determinado pelo próprio Deus para que possamos falar com Ele.

Isso realmente é incrível, pois ao mesmo tempo em que Deus é Soberano e conhecedor de todas as coisas, Ele também ordena que apresentemos diante d’Ele as nossas petições mediante a oração. Sim, o Deus que conhece o que iremos falar antes que a primeira palavra chegue à nossa boca, é o mesmo Deus que espera por nossas orações, que as esculta e que as responde de acordo com o seu bom propósito. Então, é importante que os nossos motivos de oração estejam sempre alinhados com a vontade de Deus.

Inclusive, a própria Palavra de Deus nos ensina a ter cuidado com nossos motivos ao orar. Tiago, em sua epístola, escreve que muitas vezes pedimos e não recebemos, porque pedimos mal, pedimos para o nosso próprio deleite (Tiago 4:3). Portanto, devemos ter em mente sempre os motivos corretos pelos quais devemos orar ao Senhor.

Um dos principais documentos da Igreja Protestante, o Catecismo Maior de Westminster, resume muito bem essa questão a respeito dos motivos de oração, ao ensinar que devemos orar por tudo aquilo que destaca a glória de Deus e o bem-estar da Igreja, também por aquilo que faz bem a nós e a outros. No entanto, jamais devemos orar por coisas ilícitas.

Principais motivos de oração

Podemos começar citando a oração ensinada por Jesus conhecida popularmente como “Oração do Pai Nosso”. Nessa oração, aprendemos, em primeiro lugar, que devemos orar para que o nome de Deus seja honrado e reverenciado no mundo (Mateus 6:9).

Em segundo lugar, devemos orar para que o Reino de Deus seja estabelecido cada vez mais em todas as partes deste mundo até alcançar a sua plenitude (Mateus 6:10). Isso inclui, obviamente, a oração para que o Evangelho seja proclamado em todas as partes e receba a honra merecida (2 Tessalonicenses 3:1).

Em terceiro lugar, devemos orar para que a vontade de Deus seja feita na terra, assim como é feita no céu (Mateus 6:10). Nesse sentido, devemos orar também para que Deus conclua o seu bom propósito (cf. 2 Tessalonicenses 1:11). Nosso motivo de oração deve ser pela manifestação da vontade de Deus, e não pela satisfação da nossa própria vontade.

Em quarto lugar, devemos orar para que graciosamente Deus, em sua providência, conceda a nós e a outros a provisão diária que precisamos (Mateus 6:11). Em quinto lugar, devemos orar para que Deus, em sua livre graça e misericórdia, perdoe as nossas ofensas para que diariamente possamos desfrutar da certeza do perdão que nos alcançou mediante a obra de Cristo (Mateus 6:12).

Por fim, em sexto lugar, devemos orar pedindo que Deus nos proteja do mal e nos sustente em santificação por seu Espírito, para que não venhamos ceder à tentação do pecado (Mateus 6:13; cf. 1 Tessalonicenses 5:23).

Outros motivos de oração que são legítimos

Além dos motivos citados, ainda há outros motivos de oração com os quais devemos nos ocupar e que contemplam o bem-estar da Igreja, o nosso e o das pessoas que nos rodeiam. Por exemplo:

Em resumo, podemos entender que as nossas orações devem estar centradas em Deus, devem ser feitas com um coração sincero e obediente, e devem estar alinhadas com a vontade de Deus (1 João 5:14). Além disso, nossas orações devem ser motivadas pelo amor a Deus, pelo compromisso com a causa do Evangelho, e pela compaixão pelos outros, e não por interesses egoístas. Dessa forma, sempre estaremos orando pelos motivos certos.

Daniel Conegero

Oração

Pai, ensina-me a orar com as motivações corretas para que minha oração corrobore com a Tua vontade e tenha a Tua aprovação. Em nome de Jesus. Amém!

Louvor