ELIAS, UM PROFETA DE ORAÇÃO 

17 de abril de 2024


"17Elias era humano como nós e, no entanto, quando orou insistentemente para que não caísse chuva, não choveu durante três anos e meio. 18Então ele orou outra vez e o céu enviou chuva, e a terra começou a produzir suas colheitas. " (Tiago 5.17,18)


Elias É o mais destacado dos profetas. o Antigo Testamento aponta para Elias como um exemplo a ser imitado e uma inspiração para nos encorajar. Orar como Elias e alcançar resultados como Elias é a necessidade imperativa do nosso tempo. 

Elias aprendera a lição da oração e formara-se naquela escola divina antes de o conhecermos. Em lugares secretos, nas montanhas ou na planície ele estivera a sós com Deus, um intercessor contra a degradante idolatria de Acabe. Suas orações haviam prevalecido poderosamente com Deus. Como eram seguras e intrépidas as respostas de suas orações! De forma abrupta, diante de nós, ele entra na presença de Acabe! Muito seguro e com ousadia santa, declara diante do surpreso e amedrontado rei sua terrível mensagem, uma mensagem obtida por sua oração, “Ele orou fervorosamente para que não chovesse” (Tiago 5.17), e Deus não deixou de atender à sua oração. “[…] ‘Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra’” (1Reis 17.1). As orações dele tinha o poder de suspender o curso benéfico da natureza. Tiago, irmão de Jesus, em sua epístola nos diz: “Vejam o que a oração pode fazer pelo exemplo de Elias! Orem como Elias orou. Que o homem justo coloque em ação toda a energia da oração. Que os santos e os pecadores, os anjos e os demônios vejam e sintam o poder da oração. Vejam como a oração de um homem bom tem poder, influência e eficácia em Deus!” 

Em Tiago 5.17, diz “orou fervorosamente”. Ou seja, orou com todas as energias combinadas da oração. A oração de Elias era forte, insistente e irresistível em seus elementos de poder. Orações débeis não garantem resultados, não glorificam Deus nem fazem bem ao homem. A oração importuna e impetuosa de Elias e a promessa de Deus trouxeram a chuva. A oração leva a promessa a seu gracioso cumprimento. É preciso oração persistente e perseverante para dar à oração seus maiores e mais graciosos resultados. 

Onde estão as pessoas de oração dos tempos modernos com fé impetuosa que podem inflamar as orações de Elias? Precisamos hoje de governantes na igreja que possam acrescentar a força, o brilho e a fragrância das orações de Elias com suas próprias orações. 

Texto extraído do livro Homens de Oração de Edward M. Bounds 

Oração

Pai, leva-me a grandes experiências contigo em oração. Que a oração seja o ponto de partida, o meio e fim de todas as minhas ações. Assim como Elias encontrou força, coragem e poder na oração, para enfrentar todo o mal que havia se levantado contra o teu povo para impedi-lo de seguir no propósito para o qual o Senhor o chamou, dá-me força, coragem e poder para me levantar e combater contra todo o mal que tem se levantado contra a minha vida e contra a minha família para impedir que vivamos a tua vontade. Ensina-me a me posicionar como um profeta nesta geração que se levanta contra os inimigos de Deus, e que pelo poder da oração revela o teu poder ao mundo, e desmascara as mentiras e enganos do inimigo. Em nome de Jesus. Amém!

Louvor