06-Getsêmani, o jadim de oração de Jesus.
"39 E, saindo, foi, como costumava, para o monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram. " - Lucas 22.39
O Getsêmani está localizado a leste de Jerusalém, além do ribeiro de Cedrom, na região do Monte das Oliveiras. No Evangelho de João o Getsêmani é citado como “um jardim” ou “horto”, do grego kepos (João 18:1).
O Getsêmani foi um dos lugares mais especiais frequentados por Jesus, descritos na Bíblia. Foi o lugar escolhido por Jesus para muitos momentos de encontro com o Pai, em oração - "39 E, saindo, foi, como costumava, para o monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram." (Lc 22.39). A pesar de Jesus ter frequentado muitas vezes aquele lugar, não temos registros bíblicos que possam nos informar com detalhes as experiências vividas naquele lugar. Acredito que isso já seja uma lição importante para nós, pois existem coisas que cultivamos no nosso relacionamento com Deus que pertencem somente a nós mesmos, que fazem parte de nosso relacionamento íntimo com ele. Mas, o que podemos perceber pela experiência vivida pelos discípulos ao serem convidados pelo Senhor para estarem com ele naquele lugar pela última vez, antes de sua morte na cruz, é que, a exemplo do que aconteceu naquele dia, naquele lugar, com certeza, Jesus era sempre visitado pela presença gloriosa de Deus no Jardim da Oração. Se Paulo diz que Jesus foi uma espécie de segundo Adão (1 Co 15.45), criado segundo Deus, em santidade e verdadeira justiça, então podemos deduzir que, assim como Deus visitava o jardim do Éden para falar com Adão e Eva, o que impediria de fazê-lo para visitar o Senhor Jesus, que guardou-se em santidade, e preservou a aliança que tinha com o Pai, de cumprir a missão de ser o sacrifício perfeito pelos nossos pecados? Sem dúvida nenhuma o Getsêmani foi um lugar de encontro com Deus, um lugar onde o céu tocou a terra e a terra tocou o céu.
Jesus convidou os discípulos para estarem com ele no Gtsêmani pela última vez, com certeza, aquele momento marcaria a vida deles para sempre, e deixaria uma clara lição de vida e para o ministério daqueles discípulos: sem oração não há como seguirmos em frete diante da missão que recebemos do Pai para cumpri aqui nesta terra. Jesus iniciou seu ministério em oração onde passou 40 dias no deserto da Judéia, orando e jejuando, viveu uma vida imersa em oração e encerrou o seu ministério no Jardim da Oração, recebendo força e graça do Pai para enfrentar o seu maior desafio ministerial. Parece que Jesus quis deixar bem claro para os seus discípulos uma coisa, que, se eles almejavam de igual forma ter sucesso em suas vidas e na missão que receberam do próprio Jesus, aquele era o principal segredo - a oração. A oração é o oxigênio da vida espiritual. Sem oração não há possibilidade alguma de nos mantermos vivos no nosso relacionamento com Deus, muito menos de cumprirmos nossa missão como igreja nesta terra.