A oração no jardim de Getsêmani

03 de abril de 2024


39 Então, acompanhado de seus discípulos, Jesus foi, como de costume, ao monte das Oliveiras. 

40 Ao chegar, disse: “Orem para que vocês não cedam à tentação”.

41 Afastou-se a uma distância como de um arremesso de pedra, ajoelhou-se e orou: 42 “Pai, se queres, afasta de mim este cálice. Contudo, que seja feita a tua vontade, e não a minha”. 43 Então apareceu um anjo do céu, que o fortalecia. 

44Ele orou com ainda mais fervor, e sua angústia era tanta que seu suor caía na terra como gotas de sangue.

45 Por fim, ele se levantou, voltou aos discípulos e os encontrou dormindo, exaustos de tristeza. 46“Por que vocês dormem?”, perguntou ele. “Levantem-se e orem para que não cedam à tentação.”


Jesus foi ao jardim de Getsêmani também na noite da Páscoa, no dia anterior a sua crucificação. Pensando no sofrimento que o esperava, orou sozinho, enquanto todos os seus discípulos dormiam, sendo incapazes de superar o cansaço físico (Mt. 26:36-46, Lc. 22:39-46).

Quando vemos o versículo da Bíblia que diz: “O seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra”, podemos imaginar com quanta ansiedade e seriedade Jesus orou naquele momento. Sua obra de salvação para redimir dos pecados todos os seres humanos através de seu precioso sangue derramado na cruz, não devia ser impedido por Satanás, por isso Jesus se preparou para receber o grande poder de Deus através da oração. Orou muito seriamente, além de pensar no sofrimento, dor e aflição que passaria.

Jesus era Deus que havia vindo a esta terra em carne. Então, porque orou tão ardentemente? Vocês acham que Jesus não podia exercer seu poder sem a oração? Sem dúvida não é isso. Por acaso, ele não podia ir ao reino dos céus sem celebrar a Páscoa? Por acaso não podia receber a vida eterna sem ser batizado? Claro que sim, ele podia. Entretanto, Jesus fez todas estas coisas. Ele sempre persistia na oração; e orou tão ansiosamente que o suor de sua testa se tornou gotas de sangue. Jesus fez todas estas coisas para nós, como exemplos a serem seguidos, como disse: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo. 13:15).

Seguindo o exemplo de Cristo, nós também devemos ter o hábito cheio de graça de orar sem cessar, para que possamos nos comunicar com Deus sempre por meio da oração. Deus responde todas as nossas súplicas quando oferecemos os desejos mais sinceros do nosso coração com a fumaça do incenso de nossas orações. Crendo nisso, devemos persistir na oração.




Por Kenneth E. Hagin

Oração

Pai nos dê graça para seguirmos o exemplo de Jesus que sempre viveu em oração, que fez da oração o seu meio de sobrevivência; que a oração, da mesma forma seja para mim, o meu oxigênio e a minha fonte de vida. Me inspira a orar o que está em Teu coração e a aceitar voluntariamente a Tua vontade para a minha vida. Me ajuda a superar o cansaço físico e tudo aquilo que me impede de ter uma vida perseverante e prazerosa de oração. Tudo isso te peço em nome de Jesus. Amém! 

Louvor