Como Posso Demonstrar Minha Devoção a Deus

Por Gerson Moraes em dezembro 08, 2022


INTRODUÇÃO

Conceitos

Significado de Devocional


Significado de Devoção



Quando falamos sobre devoção a Deus não podemos pensar que isso esteja restrito apenas a um tempo que dedicamos para a oração, leitura e reflexão da Palavra de Deus. Este é apenas um momento específico e oportuno que nos permite crescer no nosso conhecimento e relacionamento com Deus, que costumamos chamar de momento devocional. O momento devocional, como já tratamos nos dois vídeos anteriores a este, é necessário para o nosso condicionamento espiritual; assim como fazer exercícios físicos é importante para que nosso corpo responda aos estímulos, precisamos estimular nosso espírito a responder a Deus. Nós fomos criados para responder aos céus: Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; Mateus 6:10. O devocional diário nos ajuda a condicionamos nosso espírito a responder aos céus. 

O devocional diário é o condicionamento espiritual do nosso espírito para que possamos responder aos céus, para que aqui na terra seja como é no céu. Mas é exatamente a forma como eu vou viver a minha vida em todos os aspectos no meu dia-a-dia que vai me dizer se estou respondendo ao céus ou a terra, vivendo ou não uma vida de devoção a Deus. Baseado neste entendimento vamos falar um pouco sobre alguns aspectos de nossa vida que demonstram se estamos vivendo ou não uma vida de devoção a Deus:


1) Amando à Deus sobre todas as coisas

Este é o mais elevado padrão de devoção a Deus. Amar a Deus acima de tudo na vida é a maior demonstração de devoção a Deus. Fazer o devocional diário é estimular meu espírito a exercer governo sobre a minha alma(minhas vontades) a colocá-la em total submissão a Deus, reconhecendo quem de fato Ele é, e permitindo que Ele exerça governo sobre as nossas vidas, sobre as nossas vontades. Amar é respeitar, reconhecer o outro e honrar, ou seja, respeitar a posição e a dignidade do outro. Quando amo a Deus sobre todas as coisas estou dizendo para Ele que não existe algo ou alguém mais importante na minha vida além do Senhor, e que estou disposto a fazer a sua vontade em tudo na minha vida. Este é o ponto de partida na vida de todos aqueles que querem demonstrar sua devoção a Deus; fora isso o que restará será apenas uma mera religiosidade baseada em tradições, rituais e costumes religiosos. E se preciso de um motivo para amar a Deus sobre todas as coisas, então podemos descobrir isso em 1 João 4:19 “Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.”. Antes de amarmos a Deus ele já nos amava, ou seja, já reconhecia a nossa importância para ele. Ele nos amou tanto que deu o que tinha de mais precioso no céu como demonstração do seu amor por nós: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16. Você quer demonstrar sua verdadeira devoção a Deus Ame a Deus de forma incondicional. Não coloque condições para amá-lo, mas simplesmente o ame de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças, este é o primeiro mandamento da Bíblia, o começo para quem quer demonstrar sua devoção a Deus: Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.” Marcos 12:30


2) Obedecendo aos seus ensinos

O verdadeiro amor é obediente, não existe amor desobediente porque a obediência é na prática o reconhecimento da posição que outro ocupa em nossas vidas. Quando obedecemos os ensinamentos do Senhor estamos aceitando o seu governo sobre as nossas vidas, o contrário disso é dizer para Deus que ele não tem autoridade sobre nós e que não estamos dispostos a seguir seus ensinos. A Bíblia é clara em nos dizer que quem amam a Deus é quem guarda os seus mandamentos, ou seja, quem não ama é quem não obedece: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” João 14:21

A devoção à Deus se mostra em nossas atitudes de obediência. Você tem observado e seguido os ensinamentos de Cristo? Diante deste fato tudo nos leva a crer que demonstrar devoção a Deus vai muito mais além do que seguir uma programação da igreja que me faz estar numa atividade intensa na igreja. E para reforçar ainda mais o que estamos falando vejamos aqui quatro referências no Novo Testamento que nos mostram alguns aspectos dessa obediência que demonstra nossa devoção a Deus:

Sou obediente quando:

3) Afastando-se do pecado

A nossa devoção a Deus passa pela necessidade de nos afastarmos do pecado uma vez que como a própria Bíblia nos ensina, Deus é santo e ele nos instrui a sermos santos como ele é santo: “14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; 15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” 1 Pedro 1:14-16. Se a minha obediência mostra minha devoção a Deus, a minha separação do pecado como uma condição em que me encontro a partir da obra redentora de Cristo que me liberta da maldição, me condiciona a viver minha vida a partir dessa nova natureza restaurada. Ser santo e viver afastado das práticas pecaminosas não deve ser para mim um fardo ou algo que me exija um grande esforço, uma vez que, assim como de forma natural uma árvore produz frutos conforme sua espécie, viver separado do pecado é uma forma natural de minha nova natureza regenerada, e é dessa forma que vou me relacionar com Deus. Servir a Deus em santidade é a forma mais sobrenaturalmente natural de me relacionar com o meu Pai. Porque o meu Pai e Santo, eu também devo ser para honrá-lo e glorificá-lo com a minha vida.

“22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.” Romanos 6:22

4) Manifestando fé

A fé é uma das grandes declarações de nossa devoção a Deus, pois fomos chamados para viver pela fé: “37 Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. 38 Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” Hebreus 10:37,38. Deus não se agrada de quem recua, de quem retrocede de sua Palavra em todos os sentidos que ela nos inspira a vivermos e respondermos à vida. Muitas pessoas quando pensam em fé pensam apenas na fé como meio de alcançar o favor de Deus, no sentido de coisas materiais e transitórias deste mundo. O maior benefício que poderíamos receber de Deus nós já recebemos, que foi a nossa salvação, o direito de sermos novamente aceitos como filhos; e é a partir desse ponto que precisamos viver pela fé para que nossa devoção a Deus seja legítima. A fé que agrada a Deus é algo que ele mesmo nos deu como benefício da obra redentora de Cristo. Esta é uma qualidade de fé que irá fazer com que eu não retroceda em qualquer situação de minha vida, pois sei qual o alcance da obra redentora de Cristo, e qual será o desfecho final da história. Há uma promessa de redenção plena de toda a Criação e nada aqui há de se comparar com a glória que me está preparada desde a fundação do mundo: “18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Romanos 8:18. Por esta razão o que venha acontecer comigo neste tempo não vai abalar minha devoção a Deus; vou continuar sendo obediente e crendo em sua Palavra, vivendo uma vida longe das contaminações deste mundo, porque minha fé é plena e sobrenatural.

5) Buscando ser mais íntimo de Deus

Intimidade com Deus é sinal de devoção a Deus. Pessoas íntimas uma das outras são pessoas que conhecem o outro e se deixam conhecer pelo outro.Você só conseguirá saber mais sobre alguém quando sua intimidade for maior com aquela pessoa. Intimidade requer tempo de convivência para desenvolver relacionamento. Gastar tempo no relacionamento com Deus é diferente se informar sobre Deus. É possível que alguém saiba muita coisa sobre a Bíblia, mas não seja íntimo de Deus. Como também é possível que alguém tenha pouco conhecimento teológico, mas tenha muita intimidade com Deus. Se gastássemos pelo menos o mesmo tempo em conversas com Deus como gastamos estudando para pregar, ou se dedicássemos mais tempo a sós com Deus como dedicamos a sós com o nosso celular poderíamos dar uma demonstração maior do quanto honramos aos Senhor e o quanto Ele é importante para nós. 

A forma como oramos também mostra se oramos para ter intimidade ou se oramos apenas para termos o seu favor. Os que oram buscando apenas suas mãos estão apenas buscando o favor, mas quem ora buscando a face e os pés do Senhor estão querendo olhar nos seus olhos para contemplar a sua beleza e se prostrar aos seus pés para beijá-lo em reconhecimento do que ele é. 

Você já pensou em lavar os pés de alguém, talvez isso pareça algo desafiador e um tanto difícil de fazermos por conta de nossa cultura e de nossa indiferença ao próximo também. Mas quando temos intimidade ou temos a capacidade de expressar o amor pelo próximo e fazemos isso, isso quebra barreiras dentro de nós e dentro do nosso próximo também, nos levando a um relacionamento poderoso, onde nossos corações estarão mais abertos um para o outro. Ter intimidade com Deus é gastar tempo na presença dele para contemplar sua face e abaixar-se para lavar os seus pés e dizer “Eu Te amo meu Pai. Você é mais importante que tudo em minha vida. Eu te amo pelo que tu És e não pelo que tu podes fazer por mim.”. Deus quer ter intimidade conosco, pois Ele já veio a este mundo para lavar os nossos pés. Lá na cruz ele estava lavando os nossos pés, sujos e empoeirados pelos pecados praticados durante a jornada da vida humana na terra.

“5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens(identificação); 8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Filipenses 2:5-8


CONCLUSÃO

Ele veio para se relacionar conosco e conhecer nossa natureza e se fazer como um de  nós. A intimidade faz com que sintamos e experimentamos a miséria ou a grandeza do outro. A intimidade com Deus nos tornará mais parecidos com Ele e isso nos ajudará a termos uma vida de devoção a Deus a altura do que Ele esper de nós.


“Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó.” Salmos 24:6