A Oração Sacerdotal(2/7)

04 de maio de 2024


“Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. ” (João 17.4). 


Podemos extrair dessa oração feita por Jesus alguns elementos que, sem os quais, a oração começa a perder os seus efeitos. Existem coisas que impedem nossas orações e existem coisas que tornam nossas orações eficazes. Sete elementos contidos na oração sacerdotal que caracterizam a oração do justo e estabelecem o genuíno caráter, bem como, o estilo de vida do intercessor: 

2. O caráter de perseverança 

Um caráter de perseverança e a perseverança de caráter. A perseverança é o fio, o corte, a agudez da oração. 

“Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me destes a fazer” (Jo 17:4). 

Acredito que essa seja a declaração mais poderosa que alguém pode fazer ao terminar sua vida. Se existe alguma coisa que determina se estamos preparados para morrer, isso foi dito aqui. Palavras que afiadamente cortaram a pesada situação espiritual que pairava sobre Jesus. Apesar do terrível momento profético que Jesus teria que enfrentar, essa declaração fendeu as trevas que tentavam separá-lo do Pai. Uma ostensiva postura de caráter determinou o curso da Sua vida na plena vontade divina. Ele seguiu, perseguiu e conseguiu concretizar todo o plano de Deus. Aqui, Jesus define a atitude de glorificar o Pai na terra através da capacidade de perseverar, ir até o fim, consumando a obra e o chamado recebidos. Tudo foi completado. A vida de Jesus na terra não foi interrompida pela morte. Ele completou sua tarefa, cumpriu todas as Escrituras, atropelou a morte, conquistou a salvação do homem e entrou na glória eterna. Isso o estabeleceu em uma posição perene e eficaz de intercessão por nós: “... porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercede” (Is 53:12). 

Por Marcos de Souza Borges

Oração

Pai, dá-me graça para manter-me perseverante em oração, cumprindo até o fim a minha missão na terra, afim de que Teu nome seja glorificadoEm nome de Jesus. Amém!

Louvor