A Oração Sacerdotal(1/7)

03 de maio de 2024


1 Jesus falou essas coisas e, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti, ” (João 17.1). 


Podemos extrair dessa oração feita por Jesus alguns elementos que, sem os quais, a oração começa a perder os seus efeitos. Existem coisas que impedem nossas orações e existem coisas que tornam nossas orações eficazes. Sete elementos contidos na oração sacerdotal que caracterizam a oração do justo e estabelecem o genuíno caráter, bem como, o estilo de vida do intercessor: 

1. Discernimento profético do momento presente

Isto define a inteligência espiritual na oração e da oração. “Jesus falou assim, e, levantando os seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora” (Jo 17:1).

A primeira perspectiva da oração sacerdotal de Jesus vem de um discernimento do momento que ele vivia e que teria de enfrentar. Isso lhe trouxe alento e a compostura espiritual necessária. Não seria pego de surpresa por nada e muito menos por ninguém. Estava preparado para o que viria e fortalecido para enfrentar o dia da angústia. Existem orações inteligentes e orações ignorantes. Existem orações cegas e orações visionárias. Orações obstinadas e orações perseverantes. Existem orações maduras e orações imaturas. Que elemento ocasionaria essa grande diferença na oração? Nada mais é que o discernimento do momento espiritual presente. Quando você entende a hora espiritual que está vivendo, fica fácil tirar os olhos das circunstâncias e levantá-los ao Pai. O propósito do Pai é o referencial e não as circunstâncias em si mesmas. Essa é a oração inteligente que discerne a mente divina, antecipa-se ao inimigo e supera as circunstâncias. O discernimento do momento nos permite fazer a oração inteligente, que vem de uma perspectiva correta da situação espiritual. A falta de discernimento em relação ao momento pode comprometer nossa integridade espiritual. É uma porta aberta para muitas feridas emocionais e, até mesmo, para a rebelião. A oração inspirada por estas feridas sempre peca contra a sabedoria que vem do alto. Ao invés de benefícios, temos prejuízos.

Antes de orar, Daniel aplicou seu coração em compreender e se humilhar. Teve o vital discernimento que chegara a hora da libertação da nação. O tempo de castigo se cumprira e, no que dependia de Deus, o mundo espiritual estava favorável para o retorno dos cativos à sua terra natal. Enquanto todos já estavam acomodados a um contexto de escravidão, ele discerniu que o tempo da libertação havia chegado. Com base nesse entendimento profético foi que Daniel começou a buscar a Deus. Orações em sintonia com o tempo espiritual são profeticamente cortantes, obtendo resultados eficazes e respostas imediatas: “Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte 32 - A OrAçãO dO JustO | MArcOs de sOuzA BOrges e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar- me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia” (Dn 10:12,13).  

Por Marcos de Souza Borges

Oração

Pai, dá-me graça para orar com discernimento entendendo o que o Senhor está realizando na terra nestes dias, e qual a minha participação nisto., afim de que possa contribuir com os teus propósitos eternos. Leva-me a um maior alcance e objetivo na minha vida de oração, e ensina-me a ser um verdadeiro intercessor diante do Senhor.  Em nome de Jesus. Amém!

Louvor