A oração do Justo e o Juízo de Deus

30 de abril de 2024


“... e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra.”  (Tiago 5.17).


O juízo sempre começa pela casa de Deus. O primeiro aspecto na vida de alguém que tem uma consciência profética é a sensibilidade ao pecado. O justo ama o pecador, porém não tolera o pecado. O juízo de Deus vem para incomodar os acomodados. O que leva uma pessoa a orar fervorosamente pela seca? Acredito que seja o discernimento em relação aos benefícios produzidos pelo juízo divino. Chega de pensar que profecias de juízo são artimanhas dos profetas da desgraça. Sabemos que, infelizmente, existem muitas pessoas feridas que se colocam como profetas em busca de uma vingança emocional e autoafirmação. Em contrapartida, verdadeiros profetas sentem o peso do pecado e entendem a urgente necessidade dos confrontos específicos que venham produzir um verdadeiro arrependimento. O juízo de Deus sempre tem um tempo limitado ao arrependimento. Em muitos casos, a oração do justo se baseia no discernimento em relação a pecados de liderança que estão perturbando a terra. Aqui, temos um conflito entre o líder e o profeta. Acabe era o líder e Elias o profeta. Quando esse conflito foi resolvido, os céus se abriram e a chuva veio. É importante mencionar que o profeta não está acima do líder, mas ele é o canal pelo qual Deus vai tentar corrigir os líderes antes de julgá-los. Foi assim entre Elias e Acabe, entre Natã e Davi, entre Ageu e Zorobabel, etc. É lógico que qualquer um pode imaturamente se autoafirmar como profeta e isso é muito perigoso, porque a Bíblia adverte: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.” (Ex 20:7). Precisamos saber a diferença entre a oração profética do justo e as ameaças irresponsáveis de um profeta imaturo e ferido. 

Por Marcos de Souza Borges

Oração

Pai, quero buscar-te todos os dias, quero ser cheio do Teu Espírito Santo e reconhecer meus pecados sempre que estiver em falha diante de Ti. Que não seja preciso que a Tua disciplina seja aplicada primeiro, para que depois possa obedecer, mas que o tempo de arrependimento que o Senhor nos dá, seja sempre o caminho imediato de volta ao centro de Tua vontade. Em nome de Jesus. Amém!

Louvor