A Oração da Fé(1/3)

25 de abril de 2024


"Alguém está doente? Chame os presbíteros da igreja para que venham e orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor.  ” (Tiago 5.14). 


Jesus ensinou que o mais importante em relação à fé não é o seu tamanho, mas o fato de você exercitá-la. Você pode ter uma fé minúscula, do tamanho de um grão de mostarda, e, ainda assim, transportar um monte se estiver disposto a exercitá-la em um ato de obediência. É fundamental acrescentarmos a esse entendimento o fato de que o exercício da fé está ligado ao princípio da autoridade. Antes de Tiago falar sobre a oração do justo, ele fala sobre a oração da fé. Três coisas são extremamente necessárias para o desencadear da oração da fé: a missão da liderança, a unção da liderança e o perdão da liderança. Esses são os principais componentes da oração da fé. Confiança pode ser subtraída ou adicionada em virtude desses elementos. Muitas aflições e doenças podem estar ligadas a disfun- ções do princípio de autoridade. Da mesma forma, muita restauração e cura vêm de um alinhamento com esses aspectos. 

1. A oração da fé e a submissão aos líderes

“Chame os anciãos da igreja...” A missão da liderança provê um referencial espiritual de caráter orientativo e protetivo. O aspecto central da submissão aqui é a transparência. Toda cobertura espiritual deve ser correspondida com humildade e transparência. Precisamos de pessoas adequadas para nos expor. Cobertura espiritual é para quem se expõe e anda na luz! Isso pode parecer constrangedor, mas é um tremendo princípio de fé e uma das principais rotas do milagre. Jesus disse ao leproso: “... vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou...” (Mt 8:4). Jesus honrou o princípio da submissão, ordenando que aquele leproso se expusesse à sua liderança. Humildade gera confiança e reforça a verdade. A cobertura espiritual entra em ação. 

A oração da fé transmite missão e proteção. A vida espiritual ganha perspectiva. O senso de missão aviva a esperança. Esperança é uma das condições existenciais da fé. Isso gera vitalidade e aguça o senso de destino. É o melhor antidepressivo que existe. Estar debaixo da liderança certa e do ministério certo é fundamental para isso. O ponto de partida de uma vida ministerial vitoriosa vem de um encaixe da nossa missão com a comissão divina, viabilizada pela autoridade e oração dos nossos líderes. A obediência ao “ide”, dessa forma, sempre deixa um rastro de milagres. Não só a insubmissão do liderado inviabiliza sua missão, como também, o espírito de controle por parte dos líderes pode dificultá-la e até mesmo abortá-la. Nesses dois casos o espírito da “oração da fé” é quebrado. 

Por Marcos de Souza Borges

Oração

Pai, ajuda-me a ser obediente assim como o Senhor Jesus foi, e se submeteu a Ti até a morte.  Sei que a obediência é o princípio que rege todos os outros princípios no Teu reino, que gera autoridade na oração e na proclamação do evangelho, diante do mundo espiritual e dos homens. Pai, obedecer é o que mais preciso para Te honrar, e para que minhas orações e tudo que realizo em Teu nome não seja em vão. Portanto, dá-me um coração igual ao de Jesus, disposto a obedecer e cumprir todo o Teu querer. Em nome de Jesus. Amém!

Louvor