Abraão, um homem de oração

15 de abril de 2024


"17Então Abraão orou a Deus, e Deus curou Abimeleque, sua mulher e suas servas, de modo que pudessem ter filhos " (Gênesis 20.17)


Quando estudamos a pessoa de Abraão, descobrimos que depois de ter sido chamado para viver em um país desconhecido, na jornada com a família e com seus servos, onde quer que se detivesse pelo caminho para passar a noite ou mais tempo, ele sempre erigia um altar e “invocava o nome do Senhor”. E esse homem de fé e oração foi um dos primeiros a erigir um altar familiar ao redor do qual reunia a família para oferecer sacrifícios de adoração, de louvor e de oração. Os altares construídos por Abraão proporcionavam, antes de tudo, momentos para a oração conjunta, não secreta. 

À medida que as revelações de Deus se tornavam mais plenas e perfeitas, as orações de Abraão aumentavam, e foi num desses momentos espirituais que Abraão prostrou-se com o rosto em terra e Deus lhe falou. Em outra ocasião, encontramos esse homem, “o pai da fé”, prostrado diante de Deus, surpreso quase ao ponto da incredulidade diante dos propósitos e revelações do Deus todopoderoso ao lhe prometer um filho em sua idade avançada e das promessas que Deus lhe fez em relação ao filho prometido. 

Até mesmo o destino de Ismael foi moldado pela oração de Abraão: “[…] ‘Permite que Ismael seja o meu herdeiro!’” (Gênesis 17.18). 

Que história extraordinária a de Abraão diante de Deus, intercedendo repetidamente em favor da perversa cidade de Sodoma, casa de seu sobrinho Ló, condenada pela decisão divina de destruí-la. O destino de Sodoma ficou suspenso por um momento por causa da oração de Abraão e, por pouco, não foi completamente mudado pela humildade e insistência desse homem que acreditava convictamente na oração e que sabia como orar. 

Abraão não tinha outro recurso para salvar Sodoma, senão a oração. Talvez o fracasso em realmente resgatar Sodoma da condenação à destruição deveu-se à visão otimista de Abraão da condição espiritual daquela cidade. Talvez fosse possível — quem sabe? — que, se Abraão tivesse rogado a Deus mais uma vez, pedindo para que a cidade fosse poupada mesmo se houvesse apenas um homem justo, por causa de Ló, Deus poderia ter atendido ao pedido de Abraão. 

Observe outro momento na vida de Abraão que revela como ele era um homem de oração e tinha intimidade com Deus. Abraão viajara até Gerar e estava peregrinando naquela região. Temendo que Abimeleque pudesse matá-lo e tomasse sua esposa, Sara, para satisfazer sua luxúria, ele enganou Abimeleque, ao dizer que Sara era sua irmã. Deus apareceu a Abimeleque em sonho e o avisou para que não tocasse em Sara, dizendo-lhe que ela era esposa de Abraão, não sua irmã. Então, ele disse a Abimeleque: “‘Agora devolva a mulher ao marido dela. Ele é profeta e orará em seu favor, para que você não morra’ […]” (20.7). E assim é registrada a conclusão do incidente: “A seguir Abraão orou a Deus, e Deus curou Abimeleque, sua mulher e suas servas, de forma que puderam novamente ter filhos, porque o Senhor havia tornado estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque por causa de Sara, mulher de Abraão” (v. 17,18). 

Abraão tinha como norma estar perante o Senhor em oração. A vida dele era repleta de oração, e a dispensação de Abraão foi santificada pela oração. Em suas peregrinações, onde quer que parasse, a oração era sua companheira inseparável. Lado a lado com o altar do sacrifício, estava o altar de oração. Ele levantava cedo pela manhã e se dirigia ao lugar onde permanecia diante do Senhor em oração. 

Texto extraído do livro Homens de Oração de Edward M. Bounds 

Oração

Pai, te adoro e te agradeço pelo privilégio de viver mais um dia nesta terra em tua presença e poder aprender por meio da tua Palavra e com a vida de Abraão, o pai da fé, sobre a oração. Assim como Abraão foi perseverante em confiar, e permaneceu em tua presença orando, esperando o cumprimento de todas as promessas feitas a ele, da mesma forma, quero ser perseverante na tua presença, orando em todo tempo e mantndo sempre o altar da adoração erguido em minha vida para a tua adoração. Assim como Abraão orou por Abimeleque, sua mulher e suas servas, de forma que puderam novamente ter filhos, da mesma forma quero descobrir na oração a intimidade contigo e o poder para ser um instrumento de cura na minha geração. Assim como a dispensação de Abraão foi santificada pela oração, quero estar na brecha como um intercessor pela minha geração. Em nome de Jesus. Amém!

Louvor