Obstáculos à oração (3/5)

09 de abril de 2024


"41 Vigiem e orem para que não cedam à tentação, pois o espírito está disposto, mas a carne é fraca." - Mateus 26.41


Agora, o terceiro obstáculo à nossa oração: o pecado

Mas há um terceiro obstáculo que devemos mencionar quando estamos discutindo o pecado e a oração, e é o pecado que se torna um ídolo em nosso coração. O pecado ao qual nos apegamos em nosso coração, recusando-nos a abandoná-lo, pode causar problemas reais para nossas orações. Afeta como oramos e o que acontece quando oramos. Ouça as palavras do Salmo 66:18: “Se eu não tivesse confessado o pecado em meu coração, o Senhor não teria ouvido”. Precisamos nos perguntar: “Quais são os pecados que prezo em minha vida?”. Aqueles lugares onde dizemos: “Não, Senhor, eu não vou desistir disso!”. Existe um lugar em nossa vida o qual estamos dando ao mundo em vez de ouvir a Sua Palavra? O testemunho das Escrituras é claro: nutrir o pecado em nosso coração é um obstáculo para que Deus responda às nossas orações. O profeta Isaías disse ao povo de Deus: “Ouçam! O braço do SENHOR não é fraco demais para salvá-los, nem seu ouvido é surdo para ouvi-los. Foram suas maldades que os separaram de Deus; por causa de seus pecados, ele se afastou e já não os ouvirá.” (Isaías 59:1-2). Jesus disse o seguinte: “Mas, se vocês permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e isso lhes será concedido!” (João 15:7). Há claramente uma conexão entre nossa obediência e a eficácia de nossas orações. O pecado entristece o Espírito de Deus (Efésios 4:30), porque o que estamos dizendo, quando acalentamos o pecado em nosso coração, é: “Senhor, amo isto mais do que a ti”. E o único remédio é confessar nosso pecado e pedir Sua ajuda para superá-lo. À medida que pedimos a Jesus para nos encher com um novo amor por Ele, este amor nos protegerá do pecado porque não queremos entristecer o Senhor. E haverá uma nova vida em nossas orações. 


Reflita e comente no grupo:

Por Pão Diário

Oração

Pai, a Ti seja a honra e a glória para sempre. Venho a Ti em arrependimento, pedir o Teu perdão pelas faltas cometidas, e pedir que me dê graça para ter uma vida de obediência e submissão completa a Ti, nas coisas mais singelas da vida.  Ajuda-me a romper com tudo aquilo que é incompatível com o Teu caráter santo, em minha vida. E transforma minhas fraquezas em fortaleza. Em nome de Jesus. Amém!

Louvor