Oração e Justiça Divina

02 de abril de 2024


6 Então o Senhor disse: “Aprendam uma lição com o juiz injusto. 7 "Acaso Deus não fará justiça a seus escolhidos que clamam a ele dia e noite? Continuará a adiar sua resposta? 8 Eu afirmo que ele lhes fará justiça, e rápido! Mas, quando o Filho do Homem voltar, quantas pessoas com fé ele encontrará na terra?”." (Lucas 18.6-8).


Quando falamos de justiça referindo-se a Justiça de Deus, estamos falando de retidão ou posição correta. A Justiça divina está fundamentada no caráter santo de Deus. Justiça não é igualdade; justiça é fazer o que é correto. Nem sempre quando estamos buscando igualdade estamos praticando a justiça de Deus, pois o que parece ser justo para nós, pode ser um ataque direto à justiça de Deus, que tem como base o seu caráter santo.

Vivemos numa sociedade que fala de justiça social porque busca direitos iguais para todos, mas que direitos são estes?

No Camboja, existem pais que almejam que as esposas deem à luz filhas meninas, para que possam vendê-las. O nome disso é injustiça! No Brasil tenta-se de todas as maneiras legalizar o aborto e outras práticas que são um ataque direto a justiça e ao caráter de Deus, que é o Senhor da vida. Injustiça social não pode ser combatida com cesta básica, pois é uma consequência direta do pecado e um ataque do diabo. É claro que precisamos nos mobilizar, fazer coisas práticas que revelem o caráter justo de Deus. Mas devemos combater a injustiça nas regiões celestiais com intercessão, com oração por um avivamento espiritual que manifeste na terra a justiça de Deus, e traga a cultura do céu para a vida da nossa sociedade: "...assim na terra como no céu.". O papel da Igreja é reunir-se ao redor do Senhor clamando pela justiça rápida que ele prometeu: "...Eu afirmo que ele lhes fará justiça, e rápido! ". 

O texto de Lucas 18 faz uma pergunta: "Quando Jesus voltar, quantas pessoas com fé ele encontrará na terra?", ou seja, quantas pessoas que confiam na justiça divina, que tem a justiça divina como absoluta sobre tudo e sobre todos. Quantas pessoas Jesus encontrará na terra que não se envergonham dos absolutos de Deus, que não buscam uma igualdade social que legalize práticas pecaminosas numa sociedade, mas que buscam a pura justiça de Deus, sinônimo de retidão e posição correta.

A oração do Pai nosso é um padrão de oração que nos ensina a orar ao Pai pedindo que ele venha com seu reino de justiça sobre nossa vida - "venha a nós o teu reino" - para que aqui na terra seja como é no céu. No céu não há lugar para injustiça, relativismo humano, nem para igualdade social que ignora o propósito de Deus para a sua criação, no céu tudo corrobora com a vontade de Deus que é absoluta. E a nossa oração aqui na terra deve, da mesma forma, corroborar com os propósitos de Deus para que na terra seja como é no céu. 


Por Gerson Moraes

Oração

Senhor nós confiamos na Tua justiça, cremos que ela é absoluta sobre tudo e sobre todos. Por isso oramos para que o Senhor venha e estabeleça seu reino de justiça em nossos corações, em nossa família, em nosso casamento e em toda a nossa nação. Queremos ser regidos pelo céu, queremos que aqui na terra seja como é no céu, por isso oramos por um avivamento espiritual sobre a nossa nação. Que o céu se abra sobre o Brasil e o teu reino de justiça venha e estabeleça um novo tempo nesta nação. Declaramos falido o reino das trevas na vida do nosso povo e que venha a nós o Teu reino, e seja feita a tua vontade em nossas vidas. Amém! 

Louvor