A oração nos torna funcionais no Reino de Deus.
“9 que nos salvou e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que , antes dos tempos dos séculos, " (1 Pe 2.9).
Precisamos nos conscientizar que temos um chamado de Deus a atender, com diligência e responsabilidade, a oração. A oração, não é apenas um meio de comunicar-se com Deus dentro de um conceito mais simples, mas a vida da igreja, sua vocação própria, aquilo que faz parte de sua própria essência. Não há nenhuma possibilidade de sermos igreja sem que a oração faça parte de nossa vida, de nossa forma de viver no mundo. A oração é a cultura do reino de Deus vivida pelos seus filhos na terra.
Quando Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, a primeira experiência que homem teve com Deus foi uma experiência de oração. A vida começou e se desenvolveu no Éden de forma natural e espontânea por meio da oração, de uma conversa do criador com sua criação, estabelecendo proprósito para sua existência e estabelecendo uma cadeia de autoridade sobre sua vida que vem do céu pra terra.
O Senhor não queria que a sua criação se expressasse apenas entre si, e buscasse caminhos próprios para a vida em comunidade. Ele queria ser a fonte de inspiração e mentor de toda a sua criação, estabelecendo uma cadeia de autoridade do céu pra terra, revelando todo o seu propósito divino na criação, por meio de um relacionamento íntimo, dinâmico e espontâneo(livre arbítrio): “Sejam férteis e multipliquem-se.", "Encham e governem a terra."; "mas o Senhor Deus lhe ordenou: “Coma à vontade dos frutos de todas as árvores do jardim, 17 exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Se você comer desse fruto, com certeza morrerá” (Gn 1.28; 2.15). E todo este propósito se tornaria possível por meio de uma relação direta com o homem pela oração. Logo, oração, longe de ser uma prática rígida e ritualística, cheia de paramentos religiosos, é antes de tudo nossa vida fluindo na sua forma mais naturalmente sobrenatural.
Podemos então afirmar que a oração nos coloca em plena atividade no mundo espiritual. Sem oração, o propósito de Deus para sua criação não pode ser atingido, restando assim apenas uma tentativa humana em se relacionar com Deus por meio de uma experiência religiosa, que estabelece seus próprios paradigmas e meios redentores.
Sem oração, tudo o que Jesus reconquistou na cruz para nós, fica disponível, porém, sem uso e aplicação. A oração coloca em funcionamento em nossas vidas tudo o que Jesus conquistou na cruz para nós. Você só consegue crescer na vida espiritual através da oração. Em outras palavras, a oração é o motor da vida espiritual; se a igreja não ora ela não consegue se mover em Deus. É possível que a religião se mova entre os homens através de seus mecanismos próprios, revelando uma aparência de piedade, e alcançando os resultados que lhe são próprios, mas somente a oração que nos coloca em plena dependência de Deus para vivermos segundo seu propósito, pode revelar nossa verdadeira identidade de Filhos de Deus.